domingo, setembro 29, 2013

Programa Província de São Pedro-1:1 - Formação de Professores das Escolas Tomé de Souza e Miguel Gustavo

Dia 27 de setembro professores da Escola Estadual Tomé de Souza e Escola Estadual Miguel Gustavo receberam formação  para o Programa Província de São Pedro - Um Computador por aluno e professor. O evento ocorreu na Escola Miguel Gustavo em Sapucaia do Sul e foi ministrado pelas formadoras do NTE- Passo Fundo Roselene Pan e Magda Barriquel, com apoio das formadoras  Eliane Soares do NTE-Canoas, Elaine Mai, NTE Ijuí e professor Daniel Lopes da Unisinos que registrou por meio de filmagem este momento de formação. Professores  tiveram a oportunidade de refletir sobre as formações ocorridas nos dias 25 e 26 com os alunos e professores nas duas escolas.Além disso, relataram suas experiências com uso do laptop na sala de aula e a importância da continuidade das formações nas escolas. A formação se desenvolveu com a exploração de jogos educativos em flasch e objetos educacionais seguida de planejamento em conjunto de uma aula envolvendo um objeto explorado. Complementando com a socialização desta aula e reflexão de uso do laptop como recurso favorável a aprendizagem do aluno. Também foi apresentado o vídeo  Pedagogia dos projetos, palestra de Nilbo Nogueira com objetivo de lançar o trabalho com projetos de aprendizagem na escola.



Vídeo apresentado na formação

Formação Província de São Pedro - 1:1 na Escola Miguel Gustavo em Sapucaia do Sul

Dia 26 de setembro o Mutirão de Formação do Programa Província de São Pedro - Um Computador por Aluno e Professor ministrado pelas formadoras Eliane Soares do NTE-Canoas, Maristela Brizzi e Elaine Mai do NTE-Ijuí, Magda Barríquel e Roselene Pan do NTE- Passo Fundo, ocorreu na  Escola Estadual Miguel Gustavo em Sapucaia do Sul. Foi promovido oficinas de Scratch - Criação de Histórias e Oficina de Audacity - Rádio na Escola. Participaram das oficinas 64 alunos das turmas do 5º e 6º anos nos turnos manhã e tarde e 16 professores. Durante a oficina de Scratch alunos e professores tiveram a oportunidade de criar pequenas histórias animadas usando linguagem de programação simples na montagem de comandos para animar os personagens das histórias. Na oficina de Audacity alunos e professores criaram pequenos programas de rádio com temas selecionados de acordo com assuntos abordados em sua realidade, refletindo sobre a possibilidade de uso desde recurso como apoio para aprendizagem em sala de aula.  A presença da coordenadora da 27ª CRE , Lúcia Barcelos promoveu a curiosidade dos  alunos que organizaram um programa de rádio envolvendo entrevista com a coordenadora regional de educação. Também contamos com o apoio do professor Daniel Lopes do Programa de Pós Graduação em Educação da Unisinos e a bolsista Carina. Link do Podomatic do NTE=Canoas com alguns programas de rádio criados pelos alunos:
  Rádio Educativa
  Rádio Integração
 Rádio Informativa

Montagem de fotos da oficina de Audacity - Rádio na Escola 

Montagem de fotos da oficina de Audacity - Rádio na Escola

Montagem de fotos da oficina de Scratch - Criação de histórias

Montagem de fotos da oficina de Audacity - Rádio na Escola. 

quarta-feira, setembro 25, 2013

Formação Província de São Pedro: 1:1 na Escola Tomé de Souza em Esteio

Nesta quarta-feira, 25 de setembro, 78 alunos do 5º ao 8º ano/série e 10 professores da Escola Tomé de Souza em Esteio receberam formação da Equipe de formadores do NTE -Canoas,  Eliane Soares, NTE- Ijuí, Maristela Brizzi e Elaine Mai, NTE-Passo Fundo, pelas formadoras  Roselene Pan e Magda Barriquelo. Foram oferecidas oficinas de Audacity - Rádio na Escola e Oficina de Scratch - Criação de histórias, com apoio do Professor Daniel Lopes da Unisinos, a bolsista Carina e  a professora Juciane Teixeira da Escola Vila Prado e Claret. Foram  momentos de construção de conhecimentos, interação, cooperação com uso do netbook e softwares educativos na sala de aula.
Oficina de Scratch - Criação de histórias animadas

Oficina de Rádio na Escola com Audacity - Turma da manhã

Oficina de Rádio na Escola com Audacity - Turma da tarde

Oficina de Rádio na Escola com Audacity - Momento de socialização dos programas criados e reflexão sobre o processo de construção.

terça-feira, setembro 10, 2013

Formação de professores na Escola Estadual Tomé de Souza

Nesta segunda- feira, 09 de setembro a formadora do NTE, Eliane Soares,  promoveu  a formação continuada de professores da Escola Tomé de Souza em Esteio. A Escola faz parte do Programa Província de São Pedro do Governo do Estado - Um Computador por Aluno e Professor. Neste encontro de formação os professores tiveram a oportunidade de conhecer o Sistema Operacional dos Netbooks, o UBUNTU e aprenderem a criar usuários e instalar softwares educativos. Momentos de tirar dúvidas e saber um pouco mais sobre softwares livres.

terça-feira, setembro 03, 2013

Encerramento do Curso Educação Digital na Escola Maria Medianeira

Dia 29 de agosto o NTE-Canoas finalizou mais um Curso de Educação Digital na Escola. O mesmo ocorreu em duas etapas: 1ª Etapa 40 horas presencial aprendendo recursos básicos do computador, internet, softwares educativos e planejamento de ações envolvendo os recursos aprendidos. 2ª Etapa à distância com aplicação de plano de aula ou projeto criado durante a formação presencial com os alunos e elaboração de relatório em slides para apresentação. Dia 29 os professores socializaram seus projetos e práticas de aula envolvendo o uso do laboratório de informática da escola. A Professora Adriana Sperb apresentou o retato de experiência com os alunos do 1º ano, onde usou objetos educacionais  encontrados em sites na Web envolvendo a alfabetização. Vejam no blog da professora o link dos sites, o projeto e o relato da experiência. http://profadrianasg.blogspot.com.br/. A professora Fátima do 6º ano apresentou seu relato com os alunos criando sua história e usando o editor de texto e desenho para produzirem um livro. Vejam no blog da professora o projeto: http://profadrianasg.blogspot.com.br/. As professoras Janice e Andreza realizaram um projeto para aula de Literatura com a 8ª série envolvendo fotonovela a partir  do filme Romeu e Julieta. Vejam o projeto no blog da professora: http://janicemariabard.blogspot.com.br/. A professora Adriene apresentou seu relato envolvendo criação de folder pelos alunos sobre a higiene pessoal e local. A professora Silaine apresentou seu plano de aula envolvendo o software Tux Match onde os alunos exploraram a multiplicação. Vejam o projeto no blog da professora: http://profesip.blogspot.com.br/. O professor Fabiano e a Diretora Cleuza apresentaram seu projeto interdisciplinar sobre o Meio Ambiente. Alunos localizaram o município onde moram e o lixão da cidade no Google maps e também sobre a história do município. Este projeto vai envolver outras turmas e professores na escola com objetivo de conscientização  sobre a preservação do ambiente em que vivem. Vejam o projeto no blog da Escola: http://escolamariamedianeira.blogspot.com.br/. Estes blogs foram criados durante a formação presencial na Escola. A foto abaixo mostra o momento de socialização das experiências e também a visita da professora do 1º ano com os alunos para conhecerem o blog da mesma e verem seus trabalhos publicados no blog.

domingo, setembro 01, 2013

Programa Província de São Pedro - professores recebem novos Netbooks na Escola Miguel Gustavo

Dia 26 de agosto o NTE representado pela formadora Eliane Soares realizou mais um encontro de formação de professores para o Projeto Um Computador por Aluno e Professor na Escola Miguel Gustavo em Sapucaia do Sul. Neste encontro professores receberam os netbooks novos e tiveram a oportunidade de explorar  seus recursos e aprender a usar o novo SO UBUNTU 12.4 LITE. A Escola Miguel Gustavo inciou a experiência de 1x1 no ano de 2010 com o Projeto UCA do Governo Federal e agora está fazendo parte do Programa Província de São Pedro do Governo do Estado do RS. O Netbook representa recurso importante para a promoção da cultura digital na escola. Aliado a Internet Banda larga e softwares educativos vem contribuir para uma educação de qualidade na escola pública.