sexta-feira, maio 25, 2012

UCA Miguel Gustavo - Práticas de aula com uso do laptop

Nesta quinta-feira, dia 24 de maio tivemos mais um encontro presencial do PROUCA na Escola Miguel Gustavo - Sapucaia do Sul. Os professores apresentaram suas práticas de aula  enfatizando um recurso do novo sistema operacional UBUNTU instalado nos laptops. A professora Jussara apresentou uma aula com uso do Tux Match, software de Matemática. Aplicou com alunos do 6º ano numa aula sobre  tabuada, reforçando o ensino da multiplicação. Jussara enfatizou a importância do uso do laptop na aula de Matemática onde os alunos tem a possibilidade de desenvolver o raciocínio lógico e compreender melhor os conteúdos abordados com uso dos jogos de Matemática, os alunos aprendem brincando, disse a professora. 
Professora Jussara apresentando sua aula


A professora Vera Vargas do 3º ano apresentou uma aula com uso do Gcompri onde os alunos exercitaram a formação de frases em conjunto com o bate-papo contido neste software, o Hi!. Vera relatou que o uso laptop possibilta cooperação e interação constante na sala de aula. Alunos aprendem e ensinam ao mesmo tempo e vão além das expectativas. O uso da internet proporciona a busca imediada de informações, de dúvidas que surgem na aula, ampliando saberes. 
Professora Vera Vargas apresentando sua aula
A professora Gislaine do 1º ano apresentou sua aula com uso da Torre de Hanói no Gcompri. Os alunos foram desafiados a montar a torre sem que a professora explicasse o procedimento. No início ficaram apreensivos, mas quando o primeiro aluno conseguiu realizar a tarefa, isso em poucos minutos,  este foi explicando para seu colega e assim uns ajudando os outros e todos conseguiram fazer a atividade. A professora ficou surpresa, pois não imaginava que eles iriam conseguir com tanta rapidez. Gislaine enfatiza que o uso do laptop proporciona aulas mais cooperativas, alunos interagem com o laptop e com os colegas de aula e aprendem com mais facilidade. Veja com detalhes esta aula no blog da professora: http://professoragislaineporto.blogspot.com.br/2012/04/atividade-com-uso-do-gcompris-no-laptop_22.html
Porfessora Gislaine apresentando sua aula

As professoras Rosane e Silvia apresentaram uma aula que surgiu com a pergunta dos alunos:  O que é Geometria?  Alunos foram pesquisar na internet sobre sua dúvida, encontraram vídeos no youtube com as explicações. Nesta aula os alunos aprenderam o significado da palavra geometria e conheceram algumas formas geométricas.Usaram os softwares Tuxpaint e Gcompri para ilustrarem suas aprendizagens com figuras geométricas e também montaram desenhos em papel. Vejam no blog da professora Rosane esta aula com mais detalhes. http://saladealfabetizacao.blogspot.com.br/
Professoras Rosane e Silvia apresentando o relato da aula.

terça-feira, maio 15, 2012

Oficina WebQuest o que é isso?

         Nesta terça-feira no NTE-Canoas ocorreu a Oficina de  WebQuest,  ministrada pela professora Juciane Teixeira. Professores da rede pública estadual tiveram a oportunidade de criar  WebQuests com temas de suas áreas de atuação. Foram momentos de aprendizagem e reflexão sobre as possíbilidades de uso da WebQuest como recurso pedagógico. As multiplicadoras do NTE e NTM de Gravataí, Eliane  e Jaqueline  também participaram da oficina, com objetivo de aprender para multiplicar  em sua região. Parabéns professora Juciane pelo seu desempenho e dedicação. A oficina  foi um sucesso e ficou o gostinho de quero mais.Vejam as fotos:

Clique aqui para saber mais sobre webquest

quarta-feira, maio 09, 2012


Nesta terça-feira, dia 08 de maio realizamos no NTE o último encontro do Curso Elaboração de Projetos - Proinfo Integrado. O encontro foi de apresentação dos projetos de aprendizagem dos professores, suas questões de investigação, com discussão sobre os temas envolvidos. No turno da manhã o foco da discussão foi o novo Ensino Médio Politécnico que está sendo implantado nas escolas da rede estadual de ensino em nosso Estado. Professores trouxeram estudos sobre as seguintes dúvidas: Como trabalhar Seminários Integrados em um sistema por disciplinas, sem espaço para planejamento coletivo? Como podemos reverter a atual falta de atenção e desinteresse dos alunos? Como trabalhar projetos de aprendizagem quando a temática exige um maior nível de abstração?Que estratégias metodológicas facilitariam a constituição da memória e consequentemente da aprendizagem dos alunos? Como articular as tecnologias com alunos de séries iniciais que não tem acesso diariamente e alunos que tem? Como articular Matemática a realidade? Foi um momento de discussão e reflexão sobre a realidade vivenciada nas escolas. Segundo depoimentos dos professores este momento de estudo e reflexão deveria ocorrer com mais frequência e sugeriram ampliação das formações com foco em trocas de experiências entre professores. Os resultados destas dúvidas serão publicadas nos blogs dos professores. Vejam nos blogs abaixo os projetos de aprendizagem já publicados. Clique no nome da professora.
Blog da professora Juciane  

Blog da professora Lenita 

Blog da professora Márcia Frank